Segunda-feira, Agosto 15, 2005

Adjetivo ou substantivo????

Jornal O Globo - Colunista de Revista O Globo: "Honestidade e competência são adjetivos cada vez mais raros nos nossos administradores públicos".

Lendo a coluna do Professor Pasquale, na Revista do Jornal O Globo, de domingo, achei este assunto interessante:
-As palavras honestidade e competência, já deixaram de ser adjetivos e hoje são apenas substantivos, quando ditas da forma acima.
Até isso perdemos!!!!!!
Veja abaixo a matéria:

Absolutamente relativo

TODA REGRA TEM EXCEÇÃO.? Interpretada ao pé da letra, essa afirmação permite deduzir que... Que, se toda regra tem exceção, a regra que diz que toda regra tem exceção também tem exceção. Moral da história: existe regra que não tem exceção.

Por que comecei o texto com esse comentário? Porque tenho a doce pretensão de estimulá-lo a pensar, a ver nas entrelinhas, a questionar o que parece inquestionável. E, sobretudo, porque é necessário entender a relatividade dos conceitos. Na escola, nem sempre é essa a visão que nos passam. Numa conversa sobre as classes de palavras, por exemplo, é comum o professor afirmar que "o adjetivo é a palavra que indica qualidade". E ponto final. Um dos resultados da assimilação desse "conceito" se vê quando se ouve alguma figura de renome (um dos nossos brilhantes homens públicos, por exemplo) dizer que "honestidade e competência são adjetivos cada vez mais raros nos nossos administradores públicos".

Nessa frase, "honestidade" e "competência" não são adjetivos, por uma razão muito simples: a palavra "adjetivo" não começa com "ad" por acaso. Esse "ad" indica idéia de proximidade, junção. O adjetivo indica qualidade, propriedade, característica, sim, mas está sempre preso a um substantivo ou a um termo que o represente. Não custa lembrar que "adjetivo" vem do latim e faz parte da mesma família de "jazer", "jazida", "jazigo", "adjacente", "jacente" e tantas outras palavras. No verbete "jact-", elemento de composição latino, o "Dicionário Houaiss" apresenta uma extensa lista de vocábulos dessa família. Ao pé da letra, o adjetivo fica, jaz, é colocado, é posto ao lado (de um substantivo).

Resumo da ópera: para que exista um adjetivo, é preciso que haja um termo por ele modificado. Em "Honestidade e competência são adjetivos cada vez mais raros nos nossos administradores públicos", os vocábulos "honestidade" e "competência" não modificam palavra alguma, por isso não podem ser adjetivos. Essas palavras indicam a qualidade em si, na sua essência, na sua substância, no que têm de substancial. Não é à toa que são substantivos (abstratos). Por falar em substantivo, é bom lembrar que as palavras "substantivo", "substância", "substancial" e "substancioso" não são apenas parecidas; são farinha do mesmo saco.

Em última análise, qualquer palavra da língua pode ser substantivada, por uma razão muito simples: qualquer termo pode ser tomado na sua essência. Quando se pergunta, por exemplo, o que é o "de" na frase "Gosto de sorvete", o "de" da frase em si é preposição, mas o da pergunta é substantivo. Isso vai além da gramática, caro leitor. É um pouco de lógica, de filosofia. É entender o caráter relativo das coisas.

Os leitores habituais desta coluna sabem que não faço dela instrumento de veiculação de nomenclatura. De fato, não morro de amores pela idéia, mas acho que, quando se fala de nomenclatura, é preciso explicá-la. E, se possível, ir além: mostrar o porquê dos nomes, a relação que há entre eles e o universo das palavras etc. Na verdade, penso que sempre é preciso " e possível " relacionar, pensar relativamente.

No caso das classes de palavras, é no mínimo interessante "descobrir" por que o adjetivo e o substantivo têm o nome que têm. Numa aula, isso pode ser a substituição da aridez pela sensibilidade, ou o início de uma bela viagem pelo mundo das palavras e daí pelo das idéias.

Posted by Nice @ 8/15/2005 08:33:00 PM

0 Comments

Postar um comentário

Links to this post

Criar um link

<< Home

Bookmark and Share


Google
www.google.com www.helenice.com





Nome: Helenice
Idade: ignoro
E-mail: helenice@helenice.com
Gosto de: cinema, viagens
Não suporto: ser ludibriada


PROJETO DE VIDA




Quer aviso de um novo post? Basta cadastrar o email:

Delivered by FeedBurner




Minhas Dicas
  Telefones úteis
  Dicas 2
  Dicas Novas
  Receitas
  Sopas
  Dicas de Beleza
  Mensagens e poesias





View My Stats


Who Links Here
Mais Blogs visitante

Links

. VICKYS.com.br

Links "Laços de Família"
Alê
Anna Paula
Carla
Cristiano
Luciana
L.Carlos
Rotary Ilha
Mônica
Sandro


Last Posts

.
. Já viu ovo líquido e em pó????
.
. Feliz Dia dos Pais
. e-indignação
. Porque não eu,???? Ai, ai. Porque não eu?????
. Concurso de fotografia digital da Sony
. 11 de Agosto
. Liberando o stress
. Que tipo de pai você tem?

Credits

[ Layout ]
Jéssica Rodrigues

VICKYS.com.br
VICKYS.com.br

Powered by Blogger